ALEMANHA | GERMANY - 2005

ENGLISH

 

O Projeto Intercâmbio Coral Brasil / Alemanha, do Coral da Universidade Federal do Ceará, consistiu na realização de apresentações do show “Borandá Brasil”, recitais em conjunto com grupos corais alemães, workshops e palestras sobre música brasileira e a atividade de canto coral no Brasil, no período de 12 de maio a 06 de junho de 2005 (26 dias), em teatros, universidades, centros culturais e centros comunitários de cidades da Alemanha.

As cidades visitadas e os respectivos grupos corais alemães que nos receberam, participantes do intercâmbio, foram:

  • Bremen – Coral Franco-Alemão do Instituto Francês;

  • Hamburgo – Philharmonia Chor Hamburg, Coro de Câmara Música Viva e Cantemus Kinderchorschule;

  • Colônia – Coral Vozes do Brasil, do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia;

  • Neulingen - Corais Büttner das localidades de Rheinhausen, Pfaffenhofen, Elsenz e Nussbaum.

 

 

FORTALEZA

 

O projeto Intercâmbio Coral Brasil / Alemanha 2005 iniciou com a estréia do espetáculo “Borandá Brasil” no teatro Emiliano Queiroz – SESC/CE, em Fortaleza. Foram realizadas apresentações no mês de setembro de 2004, prosseguindo em temporada no mês de outubro no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura As apresentações tiveram o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do Edital de Música – Prêmio de Incentivo ao Canto Coral.

Após um pequeno recesso, o grupo retornou as atividades em 2005 realizando o recital “Certas Canções” no Ideal Clube de Fortaleza e duas apresentações do espetáculo “Borandá Brasil”, no mês de maio, novamente no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

 

BREMEN

 

Em Bremen, primeira cidade do intercâmbio, o coral foi recebido cordialmente pelo coral Franco-Alemão do Instituto Franco-Germânico. No dia 15 de maio, os dois corais realizaram um recital na Friedenskirche (Igreja da Paz). O recital foi aberto pelo coral anfitrião, e em seguida o coral da UFC impressionou o público com música erudita (entre outras a Missa Nordestina da compositora cearense Elvira Drumond) e Música Popular Brasileira.

O espetáculo Borandá Brasil foi apresentado no dia 17 de maio no Theater am Lebnizplatz, o palco da Royal Shakespeare Company de Bremen.

Em cooperação com a Universidade de Bremen, os regentes Erwin Schrader e Elvis Matos, a preparadora vocal Mirella Cavalcante e o percussionista Castro Segundo conferiram uma palestra sobre a música coral no Brasil, na quarta-feira, dia 18 de maio, para uma pequena plateia de músicos e regentes, no Institut Français de Bremen.

 

 

HAMBURGO

 

A programação artística do Coral da UFC em Hamburgo iniciou com o espetáculo Borandá Brasil no dia 19 de maio, no palco da Peter Petersen Gesamtschule. A noite foi aberta pelo coral da escola e o teatro teve a sua lotação completa. No dia seguinte, uma parte do show foi apresentada duas vezes para os alunos do ensino fundamental.

No sábado, dia 21 de maio, o Coral realizou um recital conjuntamente com o Coral Infantil Cantemus na Igreja Trinitatis, uma das principais de Hamburgo. Estiveram presentes ao recital, jornalistas da Rádio Mamaterra e do Brasilien Magazin e.V., que fizeram gravações em áudio e DVD. 

Outro recital, realizado no dia 24 de maio, juntamente com o coral de câmera Musica Viva, aconteceu na Igreja St. Pedro, em Geesthacht, cidade próxima de Hamburgo.

 

 

COLÔNIA

 

Na cidade de Colônia, o coral foi recebido pelo grupo Vozes do Brasil, composto por cantores alemães e brasileiros, vinculado ao Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia. O show Borandá Brasil foi apresentado no dia 27 de maio no teatro da universidade.

No dia seguinte, os regentes e a preparadora vocal do Coral da UFC ministraram um workshop de 4 horas para cantores de coros alemães, abordando exercícios práticos de expressão corporal, integrados a expressão vocal.

 

 

NEULINGEN

 

Nesta última parte da viagem, o coral foi hospedado, inicialmente, por membros do coral da Capela de Reinhausen. Juntamente com este grupo, o Coral da UFC participou dos serviços religiosos dominicais, nos dias 31 de maio em Reinhausen e 5 de junho em Karlsruhe – Knielingen. O repertório executado foi uma mescla entre partes da Missa Nordestina e partes da Missa em Fá de Anton Bruckner. Em ambas as missas a Profa. Mirella Cavalcante executou um solo da peça Ave Maria de Gounod, juntamente com os organistas oficiais das igrejas.

No dia 1° de junho, o coral foi alojado com outros corais anfitriões nos vilarejos de Pfaffenhofen, Elsenz e Nussbaum, distantes entre si cerca de 50 quilômetros. Houve ensaios em conjunto com os corais anfitriões em cada um destes lugares e apresentações do Show Borandá Brasil com abertura dos corais locais nos dias 03 de junho, em Elsenz, 04 de junho, em Nussbaum e 05 de junho, em Pfaffenhofen.

Durante a turnê houve várias apresentações informais em locais públicos. No entanto, a prefeitura da cidade de Bretten em reconhecimento ao trabalho do Coral da UFC, concedeu uma autorização especial para que o grupo realizasse uma apresentação pública na Praça do Mercado Central.

Além disso, o Coral da UFC foi recebido em cerimônia oficial pelo Prefeito Raissle, na prefeitura do Município de Neulingen. Na ocasião, houve entrega de placas comemorativas e uma palestra para os integrantes do grupo sobre a história cultural da região.

A viagem de intercâmbio para Hamburgo solidificou as relações entre o Coral da UFC e o Coral Infantil da escola Cantemus. Através da exibição de vídeos sobre o Ceará e reuniões com os diretores da escola, o grupo, formado exclusivamente por crianças, obteve por unanimidade a confiança e autorização, por parte de suas famílias, para realizarem uma turnê de 15 dias pelo estado do Ceará, no período de 02 a 16 de março de 2006.

 

LINKS

 

http://www.dfc-bremen.de/index.html

http://www.shakespeare-company.com

http://www.pps-hh.de

http://www.kinderchor-cantemus.de

http://www.kammerchor-musicaviva.de

1/5