FRANÇA e ALEMANHA NO BRASIL - 2008

ENGLISH
1/5

Mais uma vez, o projeto de intercâmbio não contemplou apenas a ida do Coral da UFC para outros países, mas também a recepção de corais estrangeiros em nossa terra. Por isso, o grupo recebeu em Fortaleza, no período de 01 a 16 de agosto (16 dias), um coral formado por 28 cantores que fazem parte da Federação de Corais Franco-Alemães das cidades de Aurillac, Bremen, Munique e Würzburg, com o objetivo de realizar concertos e apresentações em conjunto com o Coral da UFC, buscando não apenas uma divulgação da cultura européia, mas, sobretudo, consolidar entre as nações um processo de fazer musical, através do canto coral. O objetivo do intercâmbio foi promover um encontro no qual os cantores e músicos tivessem a oportunidade de sedimentar, através de recitais, discussões e apresentações, a identidade musical de seus países, num processo de conscientização e difusão dos elementos culturais que se incorporaram às diferentes maneiras de fazer música.

 

 

FORTALEZA

 

Recepcionados pelo Coral da UFC, o Coral Franco-Alemão inciou suas atividades realizando um ensaio em conjunto com o Coral da UFC.

Na segunda-feira, dia 04, o Coral Franco-Alemão realizou ainda atividades de expressão corporal com a Profa. Thatiane Paiva, preparadora corporal do Coral da UFC, buscando compreender o trabalho desenvolvido pelo grupo ao associar movimentos corporais com a ação de cantar.

 

Na quarta-feira, dia 06 o Coral Franco-Alemão realizou uma apresentação para os estudantes do Curso de Música – Licenciatura da UFC, no auditório da Casa de José de Alencar. No período da tarde o grupo participou de um workshop de “música percussiva coletiva” preparado especialmente para o coral visitante, pelo Núcleo de Percussão da UFC.

 

No dia 07, o Coral Franco-Alemão fez uma participação no Programa Tarde Livre, da TV Diário, cantando algumas peças do seu repertório. À noite, o grupo fez uma participação especial, abrindo o espetáculo “Folguedo” do Coral da Universidade Estadual do Ceará, no teatro SESC Emiliano Queiroz.

 

No dia 08, o grupo realizou seu primeiro recital, na Igreja São Raimundo, executando peças de carater popular, em françês e alemão. Abrindo o recital, o Coral da UFC apresentou canções do seu repertório de música popular brasileira.

 

Na segunda-feira, dia 11, o Coral Franco- Alemão visitou o projeto da Banda de Música do município de Pindoretama-CE. Os grupos realizaram um recital em conjunto na Igreja Matriz da cidade.

 

No dia seguinte, o Coral Franco-Alemão realizou seu segundo recital, cantando para alunos e professores, na Sala Interarte da UFC.

 

O Coral Franco-Alemão realizou ainda uma visita à Fundação Mandacaru, no bairro Vicente Pinzón. O coral realizou um recital didático que foi recebido com entusiasmo pelas crianças da instituição. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre as atividades da Fundação Mandacaru, que conta com a participação de jovens alemães como trabalhadores voluntários do projeto. Após o vídeo, os membros do Coral fizeram uma visita à favela do Morro do Sandras, conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas pelas crianças da comunidade.

 

O Coral Franco-Alemão também participou de um Encontro de Corais promovido pelo Coral da UFC na Igreja dos Remédios, no bairro do Benfica.

 

No último dia de sua estadia em Fortaleza, o Coral Franco-Alemão realizou um concerto final, encerrando o intercâmbio, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na noite do evento, o grupo dividiu o palco, com outros grupos corais cearenses, para cantarem peças do repertório europeu e brasileiro.

 

 

LINKS

 

http://www.dfc-bremen.de/

http://cfa.paris.free.fr/

http://www.multiphonie.cantalpassion.com/