ALEMANHA NO BRASIL - 2006

ENGLISH
1/14

Em 2006, dando continuidade ao projeto de intercâmbio mantido pelo Coral da UFC, o coral infantil Cantemus da cidade de Hamburgo veio a Fortaleza, no período de 03 a 17 de março (15 dias), para realizar recitais e apresentações buscando não apenas uma divulgação da cultura alemã, mas, sobretudo, estabelecer e consolidar um processo de fazer musical através do canto coral entre as duas nações. Foram diversas apresentações em conjunto com o Coral da UFC e outros grupos corais cearenses, além de palestras sobre a atividade de canto coral para crianças e adolescentes.

 

O recital preparado pelo grupo apresentou um passeio pelo repertório da música popular alemã, e por música erudita, incluindo canções de Johannes Brahms. Também fez parte do recital do Kinderchor Cantemus oratórios natalinos e canções de todo o mundo. No programa, a capela ou acompanhado de piano, ainda foram ouvidas musicas de Johann Strauss e do americano John Rutter, além de gospels, canções da região de Hamburgo e de outros compositores alemães.

 

 

FORTALEZA

 

O coral infantil Cantemus chegou a Fortaleza no dia 03 de março (sexta-feira), sendo recepcionado pelos anfitriões.

 

No dia 05 de março, o Coral da UFC, o Coral Cordimariano e o Coral Cantemus realizaram um recital na Igreja São Vicente de Paulo. Os grupos cearenses abriram o recital, seguidos pelo Coral Cantemus que impressionou o público com música erudita (entre outras, Let it shine e um solo de Ave Verum Corpus executado por uma criança de 13 anos).                                          

Na segunda-feira, dia 06, o grupo realizou um recital no pátio interno do Theatro José de Alencar.

 

Seguindo a programação, o Coral Cantemus visitou na terça-feira, dia 07, dois projetos sociais em Fortaleza que trabalham com a atividade musical de Canto Coral. O programa de visita iniciou com a Fundação Raimundo Fagner onde o Coral Cantemus fez uma apresentação didática para as crianças do projeto, que logo em seguida retribuíram a visita com uma demonstração das atividades artísticas da fundação: capoeira, grupo de percussão, grupo de dança e o grande coral infantil.

 

A segunda visita foi à Fundação Marco de Bruhin, no Lagamar. O coral realizou mais uma vez um recital didático que foi sucedido de uma apresentação do Coral Infantil e do grupo musical da instituição. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre as atividades da Fundação de Bruhin, que são financiadas por doações vindas da Alemanha. Após o vídeo, as crianças do Coral Cantemus fizeram uma visita à favela do Lagamar, conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas pelas crianças da comunidade.

 

Na quarta-feira, dia 08, o Coral Cantemus integrou a programação do Centro Cultural do Banco do Nordeste.

 

As atividades do Coral Cantemus para o dia 09 iniciaram com a participação do grupo no programa Tarde Livre, da TV Diário. Em seguida, o grupo realizou um Recital nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O recital contou ainda com a participação da Banda de Pífaros de Filhos de Trabalhadores de Vila Pagã e Estrada Nova (Aquiraz) e do Coral da UFC.

 

Outro recital em conjunto com o Coral Infanto-juvenil Cordimariano e com o Coral da UFC aconteceu no sábado, dia 11, na Igreja Nossa Senhora da Glória (Cidade dos Funcionários).

 

Na segunda-feira, dia 13, o Coral Cantemus visitou o projeto da Banda de Música do município de Pindoretama-CE. Além da troca de experiências, através de visita à escola de música, os grupos realizaram em conjunto um recital na Igreja Matriz da cidade.

 

A programação da terça-feira, dia 14, foi iniciada com uma palestra do regente Clemens Bergmann para estudantes e professores de música e artes, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. As pessoas presentes ouviram e debateram questões acerca de técnicas de regência coral, técnica vocal e dinâmica de ensaio para grupos corais infantis e infanto-juvenis. Também estavam presentes na palestra alguns integrantes do Coral Cantemus que enriqueceram a explanação através de exemplos melódicos vocais.

 

À noite, a programação foi encerrada com mais um recital em conjunto com o Coral Infanto-Juvenil Cordimariano e com o Coral da UFC, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Toda a renda do evento foi destinada a duas instituições sociais: Centro de Vida Irmã Consolata e Instituto Pestalose.

 

O último recital do Coral Cantemus em Fortaleza, também em conjunto com o Coral Infanto-Juvenil Cordimariano e com o Coral da UFC, aconteceu no Teatro Irmã Lucila Porto, do Colégio Nossa Senhora das Graças. Devido ao grande número de espectadores, superando a capacidade de lotação do teatro, foi necessária a instalação de um telão no pátio aberto da escola para atender ao grande público que veio assistir ao evento.

 

 

LINKS

 

http://www.kinderchor-cantemus.de