AUSTRÁLIA - 2011

ENGLISH
1/18

O Projeto “Intercâmbio Coral Brasil / Austrália”, do Coral da Universidade Federal do Ceará, consistiu na realização de apresentações do show “Borandá Brasil”, recitais em conjunto com grupos corais alemães, workshops e palestras sobre música brasileira e a atividade de canto coral no Brasil, no período de 17 de novembro a 19 de dezembro de 2011 (32 dias), em teatros, universidades, centros culturais e centros comunitários de cidades da Austrália.

 

As cidades visitadas e os respectivos grupos corais australianos que nos receberam, participantes do intercâmbio, foram:

 

  • Melbourne – Choristry;

  • Adelaide – Coral da Universidade Findlers e Coral da Universidade de Adelaide (Flinders University Choir Society / Adelaide University Choir Society – AUCS);

  • Canberra – Coral da Universidade Nacional Australiana (The Australian National University Choir Society – SCUNA);

  • Sydney – Coral da Universidade de Sydney (Sydney University Musical Society – SUMS)

 

 

FORTALEZA

 

O projeto Intercâmbio Coral Brasil / Australia 2011 iniciou com a estreia do espetáculo “Borandá Brasil” no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em novembro de 2010. Durante o primeiro semestre de 2011 o Coral da UFC manteve suas apresentações para a comunidade, realizando apresentações da segunda temporada do espetáculo ‘Borandá Brasil”. No mesmo período o grupo iniciou os ensaios de repertório para o recital “Os Três Tempos do Homem”. No segundo semestre, o grupo manteve as apresentações em eventos e encerrou suas atividades em Fortaleza com apresentações da 3° temporada do espetáculo Borandá Brasil, antes de embarcar rumo ao continente australiano.

 

MATÃO

 

A caminho da Austrália, o grupo fez uma escala na cidade de Matão, onde teve ampla repercussão na mídia impressa e televisiva local, mobilizando parte da população para assistir ao recital “Os Três Tempos do Homem”, realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida (Bairro Alto) e ao espetáculo “Borandá Brasil”, realizado no Anfiteatro Adriana Manzi, em comemoração da 13° Semana Municipal da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura e Conselho Municipal de Participação e Integração da Comunidade Negra (Comucon).

 

No interior de São Paulo, o Coral da UFC foi acolhido pelo Grupo Vocal Coro e Osso, responsável por vários espetáculos temáticos, dentre eles o espetáculo “Temporal”, que também foi reapresentado durante o período de estadia do Coral da UFC na cidade.

 

MELBOURNE

 

O Coral da UFC realizou apresentação no projeto “Samba Cine Clube” que acontece mensalmente na cidade, para promover o cinema e a cultura brasileira. O grupo se apresentou na loja de discos “Pure Pop Records”, na praia de St. Kilda, onde aconteceu a edição do evento, participando da sessão musical que incluiu músicos e compositores australianos, além de grupos cariocas. Ainda em Melbourne, o grupo realizou um workshop para coralistas e cantores australianos sobre música brasileira, na Melbourne High School.

 

Fechando a programação em Melbourne, o Coral da UFC apresentou com sucesso o espetáculo “Borandá Brasil” no famoso teatro BMW Edge, na Federation Square, para um público bastante caloroso que aplaudiu entusiasmado a perperformance cênico-musical do grupo

 

ADELAIDE

 

Seguindo viagem, o Coral da UFC foi recepcionado pelo Coral da Universidade de Adelaide (AUCS), e pelo Coral da Universidade Findlers, ambos da cidade de Adelaide. O Espetáculo Borandá Brasil foi apresentado no espaço cultural “Rumours Café” localizado na Union House da Universidade de Adelaide para um público de brasileiros e estudantes universitários australianos.

 

A repercussão do espetáculo rendeu uma apresentação para um público seleto, em um sarau na casa da Sra. Heloisa McMillan, Consultora para Assuntos Culturais da Comunidade Brasileira em Adelaide. O Coral da UFC realizou ainda um workshop para estudantes de música e coralistas da Universidade de Adelaide, abordando questões sobre o processo de montagem dos espetáculos do Coral da UFC, assim como informações sobre a cultura musical brasileira

 

CANBERRA

 

Na cidade de Canberra, o Coral da UFC apresentou um concerto de Natal no Jardim Botânico da cidade em conjunto com o Coral da Universidade de Canberra (SCUNA).

 

Os ensaios em conjunto aconteceram na Universidade de Canberra e o concerto, intitulado Carol´s in the Gardens, contou com um público numeroso, e com a presença do embaixador brasileiro na Austrália, o Sr. Rubens Barbosa Fonseca.

 

SIDNEY

 

O Coral da UFC foi recepcionado pelo Coral da Universidade de Sydney, que promoveu uma apresentação do espetáculo “Borandá Brasil” no teatro Tom Mann e o recital “Os Três Tempos do Homem” para a comunidade da cidade central de Sydney, na Igreja Cristã St. Laurence. A grande repercussão da presença do Coral da UFC na maior cidade australiana rendeu ao grupo uma entrevista, em rede nacional, da Radio SBS.

Encerrando a turnê pela Austrália, os regentes do grupo, Prof.Dr. Erwin Schrader, Prof. Dr. Gerardo Viana Junior e o Prof. Dr. Elvis Matos proferiram palestra sobre a música coral brasileira para jovens cantores e estudantes de música da cidade de Sydney.

 

O Coral da UFC tornou-se o primeiro grupo de canto coral a realizar um intercâmbio na Austrália. A repercussão do encontro teve um saldo positivo, pois ampliou a percepção do povo australiano para o trabalho coral realizado pelos brasileiros, além de oficializar para janeiro de 2014, a visita pela primeira vez ao Brasil e em Fortaleza, de um grupo coral australiano: o Coral da Universidade de Adelaide.

 

LINKS

 

http://sambacineclub.wordpress.com/

http://portugueselanguageschool.com.au/blog/2011/11/22/brazilian-choir-performance-at-fed-square-29th-nov-2011/

http://local.my247.com.au/melbourne/12137/bmw-edge-federation-square/boranda-brasil/228692

http://aucs.org.au/web/

http://www.scuna.aicsa.org.au/

http://pablitoaustralia.com/boranda-brasil-sydney/

http://www.sbs.com.au/yourlanguage/portuguese/highlight/page/id/196341/t/Sydney-Coral-do-Cear-ao-vivo-na-R-dio-SBS-da-Austr-lia