POLÔNIA, FRANÇA e ALEMANHA - 2007

ENGLISH
1/37

O Projeto Intercâmbio Coral Brasil / Europa 2007, do Coral da Universidade Federal do Ceará, consistiu da realização de apresentações do espetáculo “Gonzagas”, do recital “Os Três Tempos do Homem”, em conjunto com os grupos corais europeus e palestras sobre música brasileira e a atividade de canto coral no Brasil, no período de 30 de agosto a 30 de setembro de 2007 (31 dias), em universidades, teatros, escolas de música e centros culturais de cidades da Polônia, Alemanha e França.

As cidades visitadas e as respectivas instituições e grupos corais europeus que nos receberam, participantes do intercâmbio, foram:

  • Varsóvia (Polônia) – Chór Akademicki Uniwersytetu Warszawskiego (Coral da Universidade de Varsóvia) e Warszawski Chór Miedzyuczelniany (Coral St. Anna de Varsóvia da Fundação Cantica)

  • Sttetin (Polônia) – Szczecinska Agencja Artystyczna (Agência Artística de Sttetin) e Chór Akademicki Politechniki Szczecińskiej (Coral Acadêmico da Universidade Técnica de Sttetin)

  • Bremen (Alemanha) – Deutsch-Französische Chor Bremen (Coral Franco-Alemão de Bremen)

  • Colônia (Alemanha) – Chor des Portugiesisch-Brasilianischen Instituts – Coral Vozes do Brasil do Instituto de Língua Portuguesa da Universidade de Colônia

  • Neulingen (Alemanha) – Büttner Chöre (Corais Büttner das Localidades de Nussbaum e Bauschlott))

  • Paris (França) – Institut national de la jeunesse et de l´éducation populaire (Instituto Nacional da Juventude e da Educação Popular) e Chorale franco-allemande d’Paris (Coral Franco-Alemão de Paris)

  • Aurillac (França) – Chorale franco-allemande d’Aurillac – Chorale Multiphonie (Coral Franco-Alemão de Aurillac)

 

O projeto Intercâmbio Coral Brasil / Europa 2007 iniciou com a estreia do espetáculo “Gonzagas” no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Foi realizada a primeira temporada de apresentações no mês de outubro de 2006 e uma segunda temporada nos meses de julho e agosto de 2007, antecedendo a viagem.

Durante o primeiro semestre de 2007, o grupo também preparou o recital “Os Três Tempos do Homem”, que foi apresentado no palco principal do Theatro José de Alencar, em agosto de 2007. O recital também fez parte da programação musical preparada pelo grupo para ser apresentado durante o intercâmbio.

 

 

POLÔNIA - WARSZAWA (VARSÓVIA)

 

O Coral da Universidade Federal do Ceará chegou a Varsóvia, primeira cidade do intercâmbio, na tarde do dia 1º de setembro e foi recebido pelo Warszawski Chór Międzyuczelniany (Coral St. Anna de Varsóvia – Fundação Cantica).

No dia 02 de setembro o Coral da UFC participou do Festival de Verão de Música Clássica da cidade, apresentando o espetáculo “Gonzagas” em um palco aberto montado na Uniwersytet Warszawski (Universidade de Varsóvia).

No terceiro dia em Varsóvia, o coro apresentou-se no auditório do Liceum Ruy Barbosy (Liceu Polonês-Brasileiro Ruy Barbosa), na solenidade de abertura das aulas para os alunos novatos. Além dos alunos e professores, algumas autoridades integravam à plateia, como o Embaixador do Brasil na República da Polônia, Sr. Marcelo Jardim, além de autoridades militares brasileiras.

No mesmo dia, o Coral da Universidade Federal do Ceará apresentou o recital “Os 3 Tempos do Homem” em conjunto com o Coral St. Anna de Varsóvia na Poreczynski´s Gallery (Museu da Coleção de Arte de João Paulo II). Neste dia, o coral foi assessorado pela Sra. Grazyna Misiorowska, tradutora das obras de Paulo Coelho na Polônia.

No dia 4 de setembro, o Coral da UFC fez uma apresentação na abertura do Festiwal Kultury Brazylijskieij (Festival da Cultura Brasileira) no Pałac Kazimierzowski (Palácio Kazimierzowski), para uma plateia com autoridades da Embaixada Brasileira na Polônia e novamente a presença do Embaixador, Sr. Marcelo Jardim.

 

           

SCZCECIN

           

Em Sczcecin, o Coral da Universidade Federal do Ceará foi cordialmente recebido pelo Sr. Mietek Podsiadło, representante da Szczecińska Agencja Artystyczna (Agência Artística de Sczcecin).

Na manhã de 6 de setembro, houve uma apresentação na Zespół Szkół Muzycznych w Szczecinie (Zespół Escola de Música de Sczcecin).

À noite, o grupo apresentou o espetáculo “Gonzagas” na sala de concertos do Zamek Książąt Pomorskich (Castelo do Duque da Pomerânia). Após o concerto, o Coral da UFC foi convidado para uma recepção oferecida pelo Chór Akademicki Politechniki Szczecińskiej (Coral da Academia Politécnica de Sczcecin).

 

 

ALEMANHA - BREMEN

 

Em Bremen, o Coral da UFC foi recebido novamente pelo Deutsch-Französischer Chor Bremen (Coral Franco Alemão de Bremen) grupo que integrou o projeto de intercâmbio em 2005. Havia grande expectativa por partes dos dois corais, já que estes poderiam ter a oportunidade de reencontrar-se e restabelecer os laços de amizade construídos em 2005.

No seu segundo dia Bremen, 8 de setembro, o Coral da UFC fez uma campanha de divulgação do Espetáculo “Gonzagas” pelo Centro da cidade, através da entrega de panfletos e execuções de algumas peças de seu repertório.

No dia 9 de setembro o Coral da UFC apresentou o recital “Os 3 Tempos do Homem” juntamente com o Deutsch-Französischer Chor Bremen, na Igreja Lieben Frauen.

No dia seguinte, o espetáculo “Gonzagas” foi apresentado no Waldau Theater.

 

 

COLÔNIA

 

Na cidade de Colônia, o Coral da UFC pode reencontrar-se com o Coral Vozes do Brasil do Instituto de Língua Portuguesa da Universidade de Colônia composto por cantores brasileiros e alemães, e presidido pela Dra. Marta Campos Hein, que recebeu o grupo cearense após dois anos do primeiro encontro. Logo na primeira noite na cidade, os dois corais tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre a criação e montagem de um espetáculo cênico para coros, em uma palestra intitulada: “O trabalho de um coro cênico: da concepção à realização”, ocorrido em uma sala da Universität zu Köln (Universidade de Colônia). Estavam presentes ao evento, professores, regentes e coralistas.

O espetáculo “Gonzagas” foi apresentado no dia 14 de setembro, no auditório da Universidade de Colônia. Ao final do espetáculo, o Coral da UFC e o Coral Vozes do Brasil executaram algumas peças em conjunto.

No dia 16 de setembro, o recital “Os 3 Tempos do Homem” foi apresentado na Igreja St. Mechtern em conjunto com o Coral Vozes do Brasil.

 

 

NEULINGEN

 

Em Neulingen, o Coral da Universidade Federal do Ceará foi muito bem recebido com um jantar de boas vindas pelo Coral Young Moments do vilarejo de Nußbaum e por famílias das comunidades do município de Neulingen que responderam aos anúncios de jornais para hospedar os integrantes do Coral da UFC.

Na noite de 19 de setembro, no Gräfin-Rhena-Halle, no vilarejo de Bauschlott, o coral anfitrião antecedeu a apresentação do coral convidado com o seu espetáculo Die Kleine Kneipe (“o pequeno boteco”). Finalmente após a abertura do Coral Young Moments, o público recebeu ansiosamente o espetáculo “Gonzagas”. Ao final da apresentação os dois corais cantaram algumas peças em conjunto.

Além do espetáculo “Gonzagas”, o Coral da UFC apresentou-se na prefeitura de Neulingen, quando foi cordialmente recebido pelo Prefeito Michael Schmidt; na Casa de Repouso da Cruz Vermenlha Alemã e cantou no serviço religioso da Igreja St. Laurentius, no vilarejo de Rheinhausen, em conjunto com o coral da paróquia desta localidade, que em 2005 hospedou o Coral da UFC.

 

 

           

FRANÇA - MARLY-LE-ROI / PARIS

 

Apesar de uma longa e cansativa viagem de 10 horas de Neulinguen, na Alemanha, para Marly-le-Roi, município nos arredores de Paris, o Coral da UFC apresentou o espetáculo “Gonzagas” no mesmo dia de sua chegada (21 de setembro) na Sala Jean Guéhenno do Intitut National de la Jeunesse et de L’education Populaire (INJEP) onde o grupo ficou alojado.

No dia seguinte, o grupo realizou um ensaio, na parte da tarde, com o Coral Franco-Alemão de Paris e seu regente Bernard Lallement. No final do dia, o grupo apresentou o recital “Os 3 Tempos do Homem” no Espaço Madeleine Delbrêl, da Igreja Saint Dominique, de Paris.

 

 

AURILLAC

 

Em Aurillac, última localidade do intercâmbio, o Coral da UFC foi recebido pelo Chorale Multiphonie Aurillac (Coral Franco-Alemão Multiphonie de Aurillac. O grupo ficou hospedado nas casas dos coralistas franceses na cidade de Aurillac e em outros vilarejos vizinhos.

As últimas apresentações do recital “Os 3 Tempos do Homem” e do espetáculo “Gonzagas” foram marcadas com grande emoção por parte dos coralistas e da platéia. O primeiro foi apresentado no dia 26 de novembro em conjunto com o coral anfitrião no Centre Culturel du Carladez, em Vic-sur-Cère e o segundo no teatro do Centre de Congrès les Carmes de Aurillac. Com a casa lotada, os espectadores assistiram ao espetáculo, dentre eles o prefeito da cidade, Sr. Alain Calmette e o seu adido cultural, Sr. Patric Carpentier.

No último dia em Aurillac, o Coral da UFC apresentou-se em frente ao Hotel de Ville (Prefeitura de Aurillac), e após a apresentação, o grupo foi gentilmente recebido no salão nobre da Prefeitura, pelo adido cultural, Sr. Patric Carpentier.

Mais uma vez, o projeto de intercâmbio não contemplou apenas a ida do Coral da UFC para outros países, mas também a recepção de corais estrangeiros em nossa terra. Por isso, o grupo recebeu em Fortaleza, no ano de 2008, um coral formado por 28 cantores que fazem parte da Federação de Corais Franco-Alemães das cidades de Aurillac, Bremen, Munique e Würzburg, com o objetivo de realizar concertos e apresentações em conjunto com o Coral da UFC, buscando não apenas uma divulgação da cultura européia, mas, sobretudo, estabelecer e consolidar entre as nações um processo de fazer musical coletivo, através do canto coral.

 

LINKS

 

http://www.wchm.pl/

http://www.saa.szczecin.pl/

http://www.zsm2.szczecin.pl/

http://www.zamek.szczecin.pl/pl/index.asp

http://www.chaps.ps.pl/

http://www.dfc-bremen.de/

http://www.vozes-do-brasil.de/

http://www.uni-koeln.de/

http://www.injep.fr/

http://cfa.paris.free.fr/

http://www.multiphonie.cantalpassion.com/

http://www.vicsurcere.com/

http://www.aurillaccongres.com/